Oi meninas tudo booooum?
Vamos falar de história hoje? Nas minhas pesquisas semanais para trazer conteúdo de qualidade TOP pra vocês, acabei me pegando em textos explicando como a moda feminina e masculina mudou ao longo das décadas por motivos históricos. Vocês sabiam que o uso da mini saia já foi motivo de protesto? Pois é galera (Bê também é cultura), hoje nem conseguimos imaginar um ato desses, já que é super natural andarmos com as pernocas a mostra.
Mas a história das pernas de fora vem láaaaaa da primeira guerra mundial, quando os maridões foram obrigados a servir o exercito e como consequência as mulheres tiveram que ocupar os ambientes de trabalho e fazer tarefas braçais. Com isso, acabou o uso do espartilho e as saias ficaram mais largas e curtas, mas não tão curtas assim, as garoutas não eram tão ousadas ainda, era um curto abaixo dos joelhos. Na década de 20 os cabelos ficam curtíssimos e a silhueta é reta, com uma androginia que causava polêmica!
Mas os garoutos não queriam passar despercebidos e trocaram as peças mais formais por outras esportivas. O suspensório foi substituído pelo cinto e bermudas de alfaiataria passam a ser confeccionadas.
Nas décadas de 30 e 40 as saias longas voltam ao guarda roupa feminino assim como o glamour nos looks masculinos, devido à recuperação financeira da guerra que trouxe a necessidade de esbanjar sua riqueza (PORQUE EU SOU RYCA MEU AMOR). É então na década de 50 (ALELUIA, OBRIGADO!) que a mini saia, ai estamos falando de MINI MESMO, assume o guarda roupas feminino. Após a segunda guerra mundial, os jovens viviam uma época de efervescência cultural e movimentos artísticos, havia todo um espírito libertário no ar, que incentivou as mulheres a encurtarem as suas saias, para garantir também um movimento mais ágil e pratico.
Em países como a Holanda a mini chegou a ser proibida e na França ocorreu uma série de protestos contra ela. Dessa forma, mulheres protestaram a favor das minis e ai o circo pegou fogo. Demorou uns bons anos para a mini ser aceita, mas também agora ninguém as tira mais de nós. VRAW!
Bom, chega de falatório, acho que essa semana comi a mente de vocês haha, mas acho interessante entendermos de onde as coisas surgem. A moda está totalmente ligada à história e não são apenas peças de roupas bonitinhas. Vamos conferir um pouco desse drama todo em forma de imagens? Bora então…
E aí, curtiram? Esse foi um post diferente do que costumo fazer por aqui, mas achei bem legal poder contar um pouco dessa história pra vocês =]
Então se joguem na mini saia, os boys também podem colocar as pernas pra jogo e um ótimo final semana para todos vocês!
Beijos.