A História da Mini Saia

Oi meninas tudo booooum?

Vamos falar de história hoje? Nas minhas pesquisas semanais para trazer conteúdo de qualidade TOP pra vocês, acabei me pegando em textos explicando como a moda feminina e masculina mudou ao longo das décadas por motivos históricos. Vocês sabiam que o uso da mini saia já foi motivo de protesto? Pois é galera (Bê também é cultura), hoje nem conseguimos imaginar um ato desses, já que é super natural andarmos com as pernocas a mostra.

Mas a história das pernas de fora vem láaaaaa da primeira guerra mundial, quando os maridões foram obrigados a servir o exercito e como consequência as mulheres tiveram que ocupar os ambientes de trabalho e fazer tarefas braçais. Com isso, acabou o uso do espartilho e as saias ficaram mais largas e curtas, mas não tão curtas assim, as garoutas não eram tão ousadas ainda, era um curto abaixo dos joelhos. Na década de 20 os cabelos ficam curtíssimos e a silhueta é reta, com uma androginia que causava polêmica!

Mas os garoutos não queriam passar despercebidos e trocaram as peças mais formais por outras esportivas. O suspensório foi substituído pelo cinto e bermudas de alfaiataria passam a ser confeccionadas.

Nas décadas de 30 e 40 as saias longas voltam ao guarda roupa feminino assim como o glamour nos looks masculinos, devido à recuperação financeira da guerra que trouxe a necessidade de esbanjar sua riqueza (PORQUE EU SOU RYCA MEU AMOR). É então na década de 50 (ALELUIA, OBRIGADO!) que a mini saia, ai estamos falando de MINI MESMO, assume o guarda roupas feminino. Após a segunda guerra mundial, os jovens viviam uma época de efervescência cultural e movimentos artísticos, havia todo um espírito libertário no ar, que incentivou as mulheres a encurtarem as suas saias, para garantir também um movimento mais ágil e pratico.

Em países como a Holanda a mini chegou a ser proibida e na França ocorreu uma série de protestos contra ela. Dessa forma, mulheres protestaram a favor das minis e ai o circo pegou fogo. Demorou uns bons anos para a mini ser aceita, mas também agora ninguém as tira mais de nós. VRAW!

Bom, chega de falatório, acho que essa semana comi a mente de vocês haha, mas acho interessante entendermos de onde as coisas surgem. A moda está totalmente ligada à história e não são apenas peças de roupas bonitinhas. Vamos conferir um pouco desse drama todo em forma de imagens? Bora então…

web35

E aí, curtiram? Esse foi um post diferente do que costumo fazer por aqui, mas achei bem legal poder contar um pouco dessa história pra vocês =]

Então se joguem na mini saia, os boys também podem colocar as pernas pra jogo e um ótimo final semana para todos vocês!

Beijos.

Leia também

Jeans no trabalho

Jeans no look de escritório, pode? Sabemos que o jeans é muito criticado por ser caracterizado como informal. Por isso,…