Antes de tudo, na moda, as tendências têm data de validade, isso todo mundo sabe. Nos últimos tempos duas trends chamaram a atenção nas redes sociais, o “quiet luxury” (minimalismo) e o “cluttercore” (maximalismo).
Enquanto um busca a elegância simplificada, o outro celebra a exuberância caótica. Então iremos explorar suas características, seus apelos e como elas dividem opiniões.
Quiet Luxury
O quiet luxury, ou em sua tradução livre “luxo silencioso”, é uma tendência que vem ganhando popularidade nos últimos anos, e teve seu boom em meados de 2022 com a ajuda do tiktok.
Caracterizada pela sutileza e minimalismo, é uma estética que busca transmitir sofisticação, usando peças de alta qualidade e de grife, sem o uso das logomarcas.
Uma pessoa que tem chamado bastante atenção pelo uso do estilo, foi a Sofia Richie a it girl do momento, que recentemente aconteceu o seu casamento nesse estilo mais sóbrio e casual.
Cluttercore
Já o cluttercore, que pode ser traduzido como “desordem”, a estética vem crescendo nos últimos meses, que se destaca por sua estética maximalista e “sem nexo”.
Peças vintage, de brechós e artesanais são frequentemente incorporadas no visual, junto com texturas, estampas e cores.
Emma Chamberlain é um ótimo exemplo do uso de cluttercore, a youtuber adora abusar das peças vintage junto com texturas.
Essas duas trends dividem opiniões, os defensores do ” quiet luxury” preferem a atemporalidade e a elegância, valorizando a qualidade acima da quantidade.
Da mesma forma, os fãs do cluttercore usam a tendência como uma forma de se expressar, colocando a personalidade e criatividade para jogo. Para eles a moda não precisa seguir padrões, o inesperado é uma forma de individualidade.
Enquanto o Quiet Luxury busca a elegância discreta e minimalista, o Cluttercore abraça o maximalismo e a mistura caótica de elementos. Por isso, conta para a gente qual dessas tendências você mais se identifica?